O que significa Responsive Design

Responsive Design - Vantagens e Desvantagens

O que significa Responsive Design

Os usuários se conectam a internet cada vez mais a partir dos seus telefones ou tablets, os sites devem saber se adaptar a essas novas formas de conexão. Cada terminal tem as suas características, fazendo com que o resultado seja diferente na momento de aceder a um site. 

Isto implica  repensar  uma abordagem para a criação de um website que antecipa as diversas restrições ligadas a cada dispositivo. O ResponsiveDesign é, hoje, uma solução essencial para manter-se na internet e, isso, seja qual for o ecra para  navegação utilizado.

Vantagens do Responsive Design

São inúmeras as vantagens do Responsive Design. Esta técnica pode fornecer mais reatividade para um site que se adapta às diversas resoluções de tela disponíveis. Esta técnica permite universalizar a visualização de um site, usando as novas regras e propriedades do CSS 3 aceitas pela grande maioria dos navegadores. 

As colunas e imagens se ajustam, se redimensionam e se deslocam automaticamente de acordo com a resolução de tela necessária. Esta técnica permite uma ótima ergonomia mantendo intacta a qualidade das informações do site. 

Com o Responsive Design, é a certeza de um URL único: excelente para campanhas promocionais. Não podemos ignorar a importância crucial do Responsive Design no setor comercial. Na verdade, o não ajuste do site ao suporte de navegação pode afetar significativamente a experiência de compra mobinauta. 

O link único com o site original permite ao suporte móvel respeitar a mesma estrutura de informação que o site completo, reduzindo assim o tempo necessário de adaptação ao novo formato. O site é exibido automaticamente de acordo com a tela sem perguntar como o usuário deseja navegar. É claro, a versão clássica do site está disponível os acostumados com o visual original. 

Desvantagens do Responsive Design

Apesar das inúmeras vantagens, o Responsive Design apresenta algumas desvantagens. Trata-se, principalmente, do tempo de download. A maioria das vezes, os usuários são obrigados a baixar um código HTML/CSS inútil. Da mesma forma, as imagens são muitas vezes alongadas e não redimensionadas causando um impacto negativo sobre o tempo de carregamento. 

Por outro lado, o Responsive Design não ajusta facilmente os títulos, descrições e outros conteúdos em celulares. Além disso, o desenvolvimento de Responsive Design requer mais tempo. Ele exige um download de todos os elementos da página podendo trair um menor desempenho. É, definitivamente, mais difícil baixar o conteúdo de um site "Responsive" do que o conteúdo de um site especializado móvel.